Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Movimento Indignação
Movimento Indignação
Newsletter
Movimento Indignação
20 avril 2011

Servidora com experiência de sindicalista em Minas critica veementemente a atitude da Direção do Sindjus

Reproduzimos abaixo, com a autorização da autora, e-mail encaminhado pela companheira Vilma Medina, da 8.ª Vara da Fazenda pública, de Porto Alegre, à direção do Sindjus-RS, na última quarta-feira, 13 de abril:

 "Prezados Senhores:


Por meio deste, venho manifestar a minha decepção e minha tristeza com a atuação desse Sindicato. Sou escrivã da 8ª Vara da Fazenda Pública, sindicalizada, ex presidente do Sindicato dos trabalhadores em armazéns e silos do estado de Minas Gerais, ex advogada.

A minha inconformidade tem base no seguinte:

1) quando uma categoria não tem data-base garantida, como a nossa, a data para mobilizá-la e fazer campanha salarial (apresentando o índice de reajuste do ano) é no máximo até o mês de julho, antes do envio do Planejamento Orçamentário do ano. Pois bem, no ano de 2010 o Sindijus não fez essa mobilização e o Tribunal de Justiça mandou para a Assembléia a previsão de reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 5% (cinco por cento);

2) Agora, depois que os servidores começaram a mandar e-mail cobrando o reajuste (eu inclusive mandei e não obtive resposta), o Sindicato arma toda essa panacéia para enganar os pobres dos servidores falando em apresentar uma proposta de 27%. Sabem quando seremos atendidos? NUNCA! Ganharemos 5% e se o Presidente Leo Lima conseguir que esse percentual aumente, esperem que virá tirado em alguma outra vantagem uma lasquinha para compensar. Já viram patrão dar algo de graça para trabalhador? Eu nunca vi.

3) Se a nossa perda salarial foi de mais de 50% por quê estamos apresentando uma proposta de 27%? Perda é perda e não deve ser negociada. PERDA TEM QUE VOLTAR PARA O SALÁRIO BASE RE-DON-DO. Sindicato pelego, que come na mão de patrão é que negocia perda.

Portanto, colegas:

1) Não coloque os pobres servidores neste momento para paralizar por uma hora, para comparecer em assembléias, etc, etc, porque o Sindicato perdeu o prazo de fazer isso: Foi. Passou. Já era. Qualquer coisa a mais de 5% será um favor do Presidente do TJ e qualquer mobilização agora será motivo de chacota por parte dos nossos superiores. Não humilhe mais os servidores, por favor.

2) Não engane mais uma categoria tão sofrida e depalperada pelas condições péssimas de trabalho e de salário. Olha, na última assembléia eu ouvi colegas dizendo que têm 30 anos de Poder Judiciário e desde que entraram esperam e ouvem falar no Plano de Carreira. Vi pessoas velhinhas que vieram do interior - andando de bengalas e senti pena daquelas pessoas. TODOS ENGANADOS.

3) Eu tenho apenas 3 anos de Poder Judiciário e não acredito nessa panacéia. O Sindjus não está preparado para fazer campanha salarial - perde prazo e não sabe "peitar" o patrão para exigir. Eu mereço um Sindicato melhor: que me garanta logo de início uma data-base, que passe o ano focado no reajuste anual sem perder o bonde e sem ter que ficar enganando os servidores, fazendo-os de bobos para tapear um erro crasso: PERDA DE PRAZO.

4) Por tudo isso, requeiro a minha desfiliação: não vou trabalhar feito louca (quase 62 mil processos divididos por 5 servidores e uma escrivã) para dar no final do mês 1% do meu sagrado salário para quem não sabe me representar. Espero que os colegas reflitam e transforme essa mobilização de agora para a campanha salarial deste ano, 2011 para entrar no orçamento de 2012. JÁ BASTA A VERGONHA DO REAJUSTE DO ANO PASSADO: 4,75 DIVIDO EM TRÊS PARCELAS. Não paguem esse mico e nos respeitem, por favor!

Vilma Medina"

Publicité
Commentaires
Publicité
Movimento Indignação
Movimento Indignação

Um blog para lutar em defesa dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul. Os autores propugnam pelos princípios republicanos; almejam uma sociedade justa

Archives
Visiteurs
Depuis la création 380 474
Pages
Suivez-moi
Publicité