Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Movimento Indignação
Movimento Indignação
Newsletter
Movimento Indignação
30 janvier 2010

O Legado perdido

O Movimento Indignação publica a pedido do companheiro Marco Aurélio, ex-diretor e militante histórico do Sindjus-RS, atualmente lotado no Foro Regional da Tristeza, na capital, o artigo seguinte de sua autoria:

Completando-se 10 anos do Fórum Social Mundial (FSM), os trabalhadores voltarão a se reunir na capital dos gaúchos, com várias oficinas e palestras importantes para o conjunto da sociedade. Procurando uma referencia nas oficinas e palestras, senti a falta de uma grande organização do Judiciário, que em inúmeros FSMs propiciou oficinas, publicou cartilhas e colocou na pauta mundial a discussão sobre qual e a verdadeira face deste Poder, e sempre esteve na defesa do Controle Social do Judiciário. Estou falando aqui da Coordenação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário (CoordenAção), que era composta por vários estados como Paraná, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito santo, Maranhão, São Paulo e Rio grande do Sul.

                                        Imagem_20124

No 2º Forum Social Mundial, a CoordenAção lançou o caderno de debates, fruto de várias reuniões, plenárias e encontros nacionais dos sindicatos representados com suas bases.  A 1ª edição se chamou Justiça e Democracia e se transformou em uma publicação periódica para discutir as transformações e necessidades do Poder Judiciário no Brasil. Quem não se lembra das oficinas chamadas pela CoordenAção e da possibilidade de intercâmbio que os servidores do Judiciário gaúcho faziam com os companheiros de outros Judiciários do Pais, das publicações de seu jornal mensal? Para as diretorias passadas o dinheiro da categoria se destinava para a luta, e nada era mais justo que proporcionar aos trabalhadores do Judiciário gaúcho sua participação nos FSM com uma grande delegação.

Mas isso é passado.  Após dez anos de FSM, o que estamos vendo? Um Sindjus/RS independente de sua base. Em nenhum momento esta direção lembrou de “SOMAR” com os outros estados que tinham uma discussão sobre vários temas que nos unem. O que esta direção, então está fazendo? Ela saiu do tal “bloqueio” em que o Sindjus estava e se uniu com Sindicatos do Serviço Publico Estadual, mas olhe só que ironia: todos Cutistas! Mas o mais interessante é que as oficinas indicadas por esta direção, que estão na página do Sindjus na internet, são todas dos nossos patrões e da CUT. Então porque será que não foi convocada a categoria para participar do 10.º FSM? Porque poderiam vir na delegação os companheiros que votaram pela desfiliação do Sindjus da CUT, e aí ficaria complicado para esta direção se explicar perante os coleguinhas cutistas o que estava fazendo aquele cara ali que não e do seu grupinho.

Mas fique de olho porque este ano é um ano de eleições no Sindjus/RS, mas o que está em pauta é se o sindicato continua na mesma linha da CUT e apóia a Dilma do Lulinha. E se continua nos discursos do presidente de que se vocês mobilizarem muito irão ficar sem ser recebidos. Mas, se vocês continuarem neste ritmo de paz e amor com a administração do TJ, o seu presidente continuará tomando cafezinho com os diretores do Sindjus, e nada mais

                        Então, para somar de verdade, temos, sim, que devolver ao Sindjus sua dignidade de lutar por nossos direitos e mobilizar nossa categoria. Retomar a CoordenAção e nos organizarmos a nível nacional para não sermos pegos mais uma vez de surpresa pelo CNJ. E levarmos nossas bandeiras de lutas ao conhecimento de todos os trabalhadores dos Judiciários Estaduais.

                        Marco Aurélio Velleda – Foro Regional da Tristeza – Porto Alegre

Publicité
Commentaires
Publicité
Movimento Indignação
Movimento Indignação

Um blog para lutar em defesa dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul. Os autores propugnam pelos princípios republicanos; almejam uma sociedade justa

Archives
Visiteurs
Depuis la création 380 439
Pages
Suivez-moi
Publicité