Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Movimento Indignação
Movimento Indignação
Newsletter
Movimento Indignação
13 novembre 2008

Conversa pra boi dormir e criancinha bocejar

Outro não é o sentido da reiterada afirmação dos "negociadores" do Tribunal de Justiça, junto à Executiva do Sindjus, de que só pode definir o índice de reajuste a ser proposto após a votação do Orçamento pela Assembléia Legislativa.

A mais simples dona de casa, ou mesmo um matuto analfabeto criador de galinhas, sabe que, para se orçar uma despesa é necessário conhecer o valor unitário da mercadoria a ser comprada ou do serviço a ser pago. Se você tiver em mãos a leitura de seu consumo de água do último mês, mas não a conta, só é possível calcular o total a ser pago se conhecer o preço do m³.

O fato é que o total do orçamento a ser atribuído ao Judiciário só pode ser definido após a fixação de cada despesa. E não há como calcular o total da folha de pagamento sem antes determinar qual o índice de reajuste que será aplicado sobre ela.

Conseqüentemente, se existe proposta orçamentária a ser votada, é porque o índice já está determinado. Apenas não foi informado para nossos "ingênuos" dirigentes sindicais, até para que, votado o orçamento, e nele amarrada a possibilidade de despesa com salário, não haja negociação alguma. Já que, votado o orçamento, o reajuste a ser dado não poderá ultrapassar, legalmente, a despesa fixada.

Na verdade, o Tribunal manobra descaradamente para impor o percentual de reposição que bem entender, que certamente não chegará nem próximo dos 30% reivindicados imediatamente, e sequer passará por perto do restante da perda histórica. Caso contrário não estaria usando deste expediente.

As tais rodadas de negociação, em que a única coisa concreta, até o momento, é o ajustamento do valor do auxílio-refeição pelo IGPM anual em 1º de janeiro (nada mais que o cumprimento da lei que instituiu o benefício), não passam, portanto, de um triste e pobre circo.

Muito embora o ano esteja terminando, e a "mobilização" tenha arrastado por mais de três meses sem a deflagração do único instrumento capaz de garantir uma reposição salarial digna, a verdade, pura e simples, é que, diante da matreirice e autoritarismo do patrão, não há outro caminho para os trabalhadores da justiça a não ser a greve. Ao menos, é claro, que queiram perder mais R$ 70.000,00 (cálculo para os oficiais escreventes de entrância intermediária, salário básico), que nunca mais voltarão, nos próximos anos, e verem seu poder de compra afundar até o nível dos brigadianos e professoras do Estado.

Se a proximidade do final ano não permitir, é necessário, entretanto, a organização até março de 2009, de uma grande greve! Pois, mesmo votado e engessado o orçamento do próximo ano, é bom que se diga que, há cada período anterior, desde o último reajuste concedido, houve sempre a previsão orçamentária de praxe para recuperação anual da inflação (conforme manda a Constituição Federal e o Tribunal descumpre), ainda que nenhum de nós tenha visto a cor do dinheiro, que aliás não se sabe onde está... será que o gato comeu?

Publicité
Commentaires
F
o mundo precisa de pessoas como voce... e nós também!!!! Chega de ver as nulidades triunfarem... Parabéns!!
Répondre
C
Simone, tu é digna e corajosa.<br /> Peço que, de tempos em tempos tu lembre o povo, nos teus textos sobre uma recomendação tua para que sejam lidos também os comentários dos textos. Que são "um prato cheio" de novidades adicionais, não é mesmo?<br /> Saudações!<br /> PS: - Corrija o meu português escrito se desejar, eu não magoo, eu aprendo. =)
Répondre
S
Faz um ano que eu peguei o microfone numa AG do SINDJUS, depois que eles falaram que iriam esperar que o Marcão cumprisse a palavra e enviasse o projeto de reajuste, e perguntei, em alto e bom tom: VEM CÁ, VOCÊS TAMBÉM ACREDITAM EM PAPAI NOEL????<br /> Quem aqui se lembra disso?<br /> Pois é, um ano se passou, e os caras continuam tentando vir com esse joguete ridículo.<br /> Eu duvido que alguém ainda acredite naqueles pilantras. É por isso que eu vou bater em vocês até não poder mais!
Répondre
S
não sei se alguém ainda acredita neste pseudo-sindicato de merda, mais interessado em fazer festinha e mateada do que brigar pela categoria. Estamos na linha da miséria e os canalhas continuam enrolando... e eu me pergunto se existe alguém que ainda possa acreditar nesse Sindjus pelego e mal-intencionado.<br /> Esses caras têm que cair fora e que venha para o sindicato gente como vocês, que fazem o que eles deviam estar fazendo.
Répondre
Publicité
Movimento Indignação
Movimento Indignação

Um blog para lutar em defesa dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul. Os autores propugnam pelos princípios republicanos; almejam uma sociedade justa

Archives
Visiteurs
Depuis la création 380 439
Pages
Suivez-moi
Publicité